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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Porque comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer??? Vamos aprender!!!



Todo mundo quando fala em Reeducação Alimentar logo se refere a regra básica de comer de 3 em 3 horas;
E muitos questionam esta regrinha e arranjam mil desculpas para não por em prática; Uns porque dizem que não tem tempo para comer, outros porque dizem que não tem local para se alimentar e por ai vai...

Sabe vou confessar uma coisinha, quando peguei a planilha da "dieta" em minhas mãos, o ÚNICO PENSAMENTO que me vinha a cabeça era, VOU PASSAR FOME (RISOS), mas conforme os dias foram passando eu percebi que NUNCA MAIS fiquei como antes, com aquela sensação de fome, ao contrário, as vezes chegava a próxima refeição e eu pensava já vou ter que comer de novo e nem estou com fome. Com o tempo o meu próprio corpo se acostumou e criou o seu relógio biológico, deu 3 horas eu sou OBRIGADA a comer se não chego a passar mal pois minha glicemia baixa muito.

Mas então vamos saber hoje o motivo, a razão e a circustância (kkk tirei isso de algum programa de TV, kkk fui pesquisar é o Prof. Girafales que falava isso) o porque devemos nos alimentar de 3 em 3 horas.

- ACELERA O METABOLISMO
Toda vez que você come, gasta calorias na tarefa de digerir os alimentos. “Esse gasto é maior imediatamente após a refeição, quando o corpo inicia o processo de digestão”, diz a nutricionista paulistana Gisele Pavin. Por isso, comer a cada três horas obriga o corpo a reiniciar a digestão de cinco a seis vezes por dia, queimando mais calorias e fazendo você perder peso.

- VOCÊ NÃO CHEGA FAMINTA A PRÓXIMA REFEIÇÃO 

Fazer refeições a cada três horas emagrece sem sacrifício, pois você come antes de ficar faminta. E existem duas vantagens nisso. “Quando a gente se satisfaz com porções menores, economiza calorias e mantém equilibrados os níveis de insulina. Se você consome um prato gigante, produz muita insulina (hormônio cuja tarefa é carregar a glicose para dentro das células). E, em excesso, esse hormônio engorda e dá mais fome”, diz o endocrinologista Tércio Rocha, do Rio de Janeiro.  Muita gente só se lembra de comer quando o corpo já esta em estado de alerta e ai já viu né faz aquele PRATÃO DE PEDREIRO.



- MENOS GORDURA E MAIS MÚSCULOS

Três horas depois de uma refeição, o organismo encerra o processo de digestão – os excessos são estocados na forma de gordura e o corpo passa a buscar combustível nos músculos. Se você comer antes desse sistema ser acionado, a gordura vai embora e os músculos ficam. E, como os músculos são queimadores de energia, ajudam a manter o metabolismo acelerado e o corpinho em cima.

-AJUDA A MANTER A BARRIGA CHAPADA (OBVIO QUE COM UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, NÃO ADIANTA COMER CHOCOLATE DE 3 EM 3 HORAS KKK)
Quando você está com fome, uma espécie de stress, seu corpo produz uma quantidade maior de cortisol. E estudo publicado no conceituado New England Journal of Medicine mostrou que quantidades elevadas desse hormônio estão associadas aos estoques de gordura abdominal.

Ficar sem comer não é o correto, quando uma pessoa passa longos períodos em jejum, o cortisol é liberado em maior escala, pois o corpo entende que existe uma necessidade de glicose momentânea e futura para produção energética eequilíbrio metabólico. “Logo, neste cenário, produzimos energia através da degradação do tecido muscular (OU SEJA SUA MASSA MAGRA, SEUS PRECIOSOS MÚSCULOS INDO PELO RALO). Além disso, este hormônio é responsável pelo aumento da formação de massa gorda na região abdominal, ou seja, a famosa barriguinha”, afirmou.


Então Faby quer dizer que BASTA EU COMER DE 3 EM 3 HORAS QUE VOU EMAGRECER???

NAUMMM. (RISOS) 

De nada vai adiantar você comer um monte de besteiras de 3 em 3 horas, ou comer muito. A regra é ter a refeição por pelo menos seis vezes ao dia e que sejam feitas através de alimentos equilibrados e balanceados. Conhecer a pirâmide alimentar nesse processo de equilíbrio é muito importante nesse caso. Os exageros sempre devem ser evitados, como comer besteiras na hora do lanche. O almoço é uma refeição também muito importante, não podendo estar baseada em lanches com sanduíches, batata frita e refrigerantes. (Falarei em breve sobre a importância de conhecer os grupos de alimentos em um novo POST)

Se a pessoa tiver alguma dificuldade no sentido de organizar-se nesta prática saudável de fracionar a alimentação e obter ainda mais informações, deve procurar um Nutricionista que prescreverá o cardápio mais adequado a ela.


Comer mais vezes e em menores quantidades é a maneira ideal de alimentar-se.

Um comentário:

Vanessa S. C. Silva. disse...

Muito bacana essa explicação heim, melhor do que muitos Dr., Drªs por aí,rs. Bjs.